fbpx

3 dicas práticas para prospecção B2B via WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais presentes na vida não só dos brasileiros, mas no mundo. O aplicativo da empresa de Mark Zuckerberg é usado ativamente por mais de 2 bilhões de pessoas no mundo.

Em agosto de 2021, uma pesquisa feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box estimou que o app está presente em 99% dos smartphones brasileiros. A forte presença dos brasileiros no aplicativo de mensagens cria uma grande oportunidade — e ao mesmo tempo uma obrigação — para que as empresas atendam seus clientes por lá.

Pensando em quem utiliza o WhatsApp no trabalho, neste artigo nós da Qualifiquei Leads vamos dar 3 dicas práticas para quem quer conseguir novos clientes por meio da prospecção B2B. Continue acompanhando!

1. Use o Google Maps para conseguir Leads B2B

O Google Maps pode ser a ferramenta perfeita para quem faz prospecção B2B (vende produtos e serviços para empresas). Isso porque o serviço da Google possibilita encontrar informações de quase qualquer empresa de um jeito simples, sendo possível até mesmo encontrar por segmento. 

E é muito provável que um dos dados disponíveis seja o WhatsApp da empresa. Se o Google Maps já é muito útil, ele pode melhorar ainda mais usando uma extensão que extraia de uma só vez informações de centenas de negócios do segmento que você desejar. 

Essa extensão se chama Qualifiquei Leads e ela, basicamente, extrai informações dos negócios como nome, telefone, endereço e até mesmo cruza com dados da Receita Federal, que permite o vendedor ter dados como nome dos sócios. 

2. Use o método AIDA

O método AIDA tem como foco entender o consumidor: seus pensamentos, desejos e necessidades. Ele foi criado em 1899 por um americano que virou referência no mercado publicitário, St. Elmo Lewis.

Ele pode ser usado tanto pela equipe de vendas, quanto pela de marketing e representa as fases que um cliente passa até a compra. As iniciais de AIDA significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

Agora que você já entendeu sobre a origem e o que é o método, vamos entender melhor sobre cada etapa do ponto de vista de quem faz prospecção B2B. Acompanhe!

Atenção

O objetivo dessa etapa é conquistar a atenção do cliente. Pode parecer fácil, mas tem muita gente competindo pelo tempo dos potenciais clientes, como redes sociais, serviços de streaming, TV e até mesmo os filhos. 

Nessa etapa, as empresas investem em anúncios com imagens chamativas e mensagens personalizadas que fazem com que o lead avance no funil. No caso, se você vende pelo WhatsApp, chame a atenção do cliente com uma mensagem personalizada. 

Interesse

Essa etapa consiste em você despertar o interesse do cliente e fazer com que ele perceba que seu produto ou serviço é para ele

É importante ter um bom produto para ter sucesso nessa etapa, já que o cliente que entra nessa parte está interessado em conhecer a sua marca e as vantagens do produto.

Desejo

Na etapa de Desejo, a sua oferta tem que mostrar ao cliente que vai sanar as necessidades dele.

Para conseguir avançar de fase, foque em mostrar não só o valor do produto, mas também indicadores que mostram que a sua empresa é confiável e já teve cliente que obteve um bom resultado a partir do seu produto.

Ação

E por último, tem a etapa de Ação. O seu trabalho aqui é chamar o lead para a ação e por isso deixe claro o que ele precisa fazer e simplifique as coisas, não colocando check-outs de compra muitos longos, ou até pedindo informações desnecessárias. 

Pode ser uma boa, para que a venda saia mais rápido, investir em estímulos que faça com que o lead tenha pressa. Como um brinde ou até mesmo um desconto por tempo limitado.

3. Seja profissional e pessoal ao mesmo tempo

No perfil utilizado para atender os clientes, a dica é utilizar alguma foto de rosto. Assim você mantém um ar de profissionalidade e ainda se aproxima muito mais das pessoas, muito mais apresentável quando comparamos com usar a logo do negócio no perfil

Conclusão

Como vimos no artigo, o WhatsApp é uma boa ferramenta de vendas já que está presente em quase todos os celulares. E por falar em ferramenta, falamos também da Qualifiquei Leads, extensão de navegador que facilita bastante o processo de procurar contatos de negócios.

Economize tempo em processos manuais e foque em vender com a Qualifiquei Leads. Teste grátis clicando nesse link aqui.

Deixe um comentário