Veja como gerar mais resultados para seu processo comercial

Uma das boas formas de se conseguir o contato de negócios locais para prospecção é por meio do Google Maps. Como a página dos negócios no Google Maps é a mesma que os clientes acessam, as empresas locais são meio que “obrigadas” a manter as informações atualizadas.

Informações como localização, telefone e até e-mail (presente em perfis mais atualizados) podem ser facilmente encontrados. Se você quer entender mais sobre como funciona o processo de prospecção de negócios locais e como você pode extrair o contato dos leads para uma planilha em minutos, continue acompanhando o nosso artigo!

Nesse post você vai entender sobre:

  • O que é e como funciona o processo de prospecção de leads?
  • Por onde devo fazer o contato inicial?
  • Como prospectar pequenas e médias empresas?
  • 3 melhores segmentos para prospecção
  • Uma parte bem chata do processo de prospecção de leads
  • A solução para essa parte chata

O que é e como funciona o processo de prospecção de leads?

Basicamente, prospecção de leads é o processo no qual o vendedor B2B – que vende produtos e serviços para empresas – entra em contato com o representante da empresa que pode vir a ser um cliente oferecendo algo que vá ajudar no dia a dia daquele negócio.

Obviamente que para abordar um negócio local você vai precisar de alguma informação de contato e é aí que entra o Google Maps. Pare para pensar: Que lugar é repleto de estabelecimentos com informações de contato que podem ser facilmente coletadas? (E fica mais fácil ainda quando você usa uma extensão, que é o que vamos falar no final deste artigo)

Caso você venda serviços de marketing digital, por exemplo, dá para ver se o negócio tem uma presença forte ou não na internet, apenas analisando o quão completo está o perfil dele no Google. Exemplificando, se o negócio não tem um site, dá para oferecer um serviço de criação de sites.

Por onde devo fazer o contato inicial?

Se você quer garantir que será ouvido, abordar o possível cliente por telefone é a melhor forma. Ao contrário do e-mail e do contato por WhatsApp, na ligação é mais difícil de ser rejeitado, mas não impossível.

contato de prospecção outbound

Uma boa dica para quem for prospectar por telefone é seguir uma abordagem mais de ajuda e não de vendas, inicialmente, por que caso a pessoa perceba que você quer vender logo de cara, ela pode simplesmente desligar a ligação.

É preciso tomar cuidado para não se alongar no telefonema. Muitos vendedores utilizam a ligação como primeiro contato com o cliente, com o objetivo de marcar uma reunião que até mesmo outra pessoa possa continuar o trabalho.

Um ponto negativo da abordagem por telefone e um fator positivo para o contato por WhatsApp e e-mail é que ligando só dá para entrar em contato de forma simultânea com apenas um negócio, enquanto no WhatsApp e e-mail é possível conversar com muito mais negócios.

Diferente do e-mail, o WhatsApp está presente em 99% dos perfis de estabelecimento que aparecem no Google Maps. Muitas vezes, um pequeno negócio não tem um email próprio, sem ser o pessoal – que não foi adicionado no Google Maps.

Uma outra vantagem do WhatsApp sobre o e-mail é que pelo aplicativo do Mark Zuckerberg, você tem bem mais chances de ser respondido, já que caso você opte por mandar um email, é bem provável que ele fique perdido em meio a tanto spam.

3 bons segmentos para prospecção

Caso o seu serviço não seja específico para um nicho, aqui estão 3 bons segmentos para você começar a sua prospecção.

1- Hotéis

2- Clínicas Médicas

3- Clínicas de Odontologia 

O motivo para a escolha desses três segmentos é principalmente por serem de serviços – e não produtos – que são negócios de margens maiores e que podem ter maior necessidade de contratar algo que vá ajudar no dia a dia.

Um outro fator positivo é que eles são facilmente encontrados até mesmo em cidades pequenas.

Uma parte bem chata do processo de prospecção de leads

A parte que todo vendedor odeia do processo de prospecção de leads é a de montar as planilhas com informações dos negócios. Perder horas copiando informações – ainda que o Google Maps coloque-as em um só lugar – quando poderia estar vendendo.

Ainda bem que existe uma solução que vai fazer você economizar horas – e é sobre essa solução que vamos falar logo abaixo.

Como montar listas de forma bem mais rápida

A boa notícia é que existem ferramentas que ajudam os vendedores a montar listas de forma muito rápida. Uma dessas ferramentas se chama Qualifiquei Leads e aqui vai um convite:

Teste agora a nossa ferramenta sem pagar um real, clicando nesse link aqui.