Se você pensa que o Google Maps só serve como GPS, está enganado. Um dos produtos mais antigos do motor de busca mais usado do mundo, pode ser usado também para extrair leads dos negócios para a planilha.


Para quem vende produtos B2B (para empresas) extrair leads do Google Maps para a planilha significa economizar dezenas de horas que antes eram gastas preenchendo planilhas manualmente. Com o Maps é possível extrair informações como nome da empresa, endereço do site e o físico. 


Quanto tempo demora? É possível extrair informações sobre mais de 100 negócios em poucos minutos, podendo focar no que realmente interessa, que é prospectar.


Acha impossível? Acompanhe nosso artigo e saiba mais das vantagens da prospecção e do “milagre” que economiza dezenas de horas dos empreendedores todos os meses.


O que é prospecção de leads?


Antes de revelar como é possível exportar informações em minutos, vamos conhecer mais sobre esse processo de venda tão usado. Explicando de forma resumida, quando nós falamos que precisamos prospectar, significa dizer que precisamos ir atrás de potenciais clientes.


Existe ainda a prospecção ativa e a passiva. Enquanto na passiva o cliente que chega até o seu negócio, na ativa é você que vai atrás dele. A prospecção ativa ocorre com anúncios, visita porta a porta, e as famosas ligações e emails frios (cold calls e cold email).


Já a prospecção passiva é muito relacionada a produção de conteúdos como esse, essa estratégia tem o nome de Inbound Marketing.  Apesar de ser mais escalável, o investimento em prospecção passiva demora a dar resultados.
Nesse artigo vamos focar em falar sobre prospecção ativa, mais especificamente sobre cold call e cold email.

Vale a pena fazer prospecção ativa?

O principal benefício de se fazer ligações e e-mails frios é poder conhecer o seu público mais de perto. Outro benefício muito bom de quem utiliza esse método de vendas, é o fato de conseguir estar mais próximo do cliente, diferente de um site ou landing page. 

Como exportar leads do Google Maps para a planilha

Agora que você já entende mais sobre esse método de prospecção e da importância de se realizar ele, vamos focar em responder o título desse artigo.

 O nome da ferramenta que faz essa mágica é Qualifiquei. Nossa empresa coloca robôs em ação. O papel deles é copiar informações dos negócios que você buscou e colar na planilha.

Veja como é simples:

1- Instale a extensão do Qualifiquei no seu navegador e crie sua conta.

extensão de exportar leads do google maps para a  planilha qualifiquei

2- Vá ao Google Maps e pesquise pelo nicho de negócios que você quer prospectar

pesquisando loja de roupas no google maps para exportar leads

3- Após aparecer os resultados, clique no ícone da extensão e no botão “exportar resultados”

exportando leads do google maps na pratica qualifiquei

4- Feito isso, é só aguardar enquanto o nosso robô trabalha. São só alguns minutinhos…

5- Depois de alguns minutos, sua lista já vai estar na nossa plataforma onde é possível filtrar pelos negócios com mais informações, por exemplo.

plataforma de exportação de leads qualifiquei

6- Feito o passo número cinco, é só exportar para a planilha e começar a prospectar!

Caso você ainda tenha alguma dúvida, veja o nosso tutorial em vídeo aqui embaixo:


Vale a pena lembrar que criando sua conta você ganha 10 créditos para testar a plataforma. 1 crédito = 1 lead. São 10 possibilidades de você fazer negócio sem gastar nada. Teste grátis agora!