O que é Supplier Performance Management(SPM)

O que é Supplier Performance Management(SPM)

O Gerenciamento de Desempenho do Fornecedor ou Supplier Performance Management(SPM), é uma prática usada para medir, analisar e gerenciar o desempenho de um fornecedor.

O conceito permite reduzir custos, aliviar riscos e impulsionar a qualidade dos produtos, processos e serviços com a prática da melhoria contínua.

A intenção do Supplier Performance Management é identificar possíveis problemas e suas causas básicas, para que possam ser resolvidos em benefício de todos o mais breve possível.

Cliente e fornecedor se beneficiam dos resultados da prática aplicada.

Uma empresa que implanta um processo eficaz de gestão de desempenho do fornecedor garante que o desempenho do parceiro comercial atenda às expectativas definidas no contrato.

Quando identificado lacunas no desempenho do fornecedor, o objetivo é criar planos de ação para atingir os níveis de desempenho desejados.

O SPM não apenas garante que os benefícios identificados na fase de contratação sejam entregues, mas que a entrega de valor continua por toda a vida útil do contrato.

À medida que as empresas se concentram cada vez mais em suas principais competências e terceirizam uma porcentagem maior de trabalho, seu sucesso se torna cada vez mais dependente do desempenho de fornecedores estratégicos.

Por fim, o objetivo do SPM é melhorar o desempenho de todas as partes envolvidas e criar um processo de melhoria contínua.

Itens Importantes ao Aplicar o SPM

Ao aplicar o Supplier Performance Management, os itens abaixo são indispensáveis para que os resultados sejam potencializados:

  • Avaliação de produtos, processos ou serviços dos fornecedores
  • Gestão de planos de ação
  • Índice de desempenho dos fornecedores / ranking
  • Feedback constante para os envolvidos no processo

Conheça nossa ferramenta de SPM

A Qualifiquei, é uma plataforma de SPM, pois possui um conjunto de ferramentas que permitem a conformidade e o controle dos processos que fortalecem o desempenho dos fornecedores. Através de avaliações, planos de ação e coleta de dados contribui para a redução de custos, riscos e aumento da qualidade.


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTERE receba por e-mail conteúdos sobre a área de compras

1 comentário em “O que é Supplier Performance Management(SPM)”

Os comentários estão encerrado.

Menu