Importância da pesquisa de satisfação para o seu negócio

Você sabe qual a importância da pesquisa de satisfação para seu negócio?

Clientes felizes são a força vital de uma empresa, pois são eles que transformam qualquer negócio em um negócio bem sucedido. Mas, antes disso, é preciso compreendê-los verdadeiramente e, para saber o que eles pensam, você precisa perguntar!


Uma pesquisa de satisfação do cliente é uma bela forma de se aproximar do seu consumidor e entender o que ele pensa sobre seu produto ou serviço. É um questionário personalizado de acordo com seu objetivo, que vai te ajudar a aperfeiçoar a experiência do seu cliente, e entregar exatamente o que o mercado espera.


Várias pesquisas com empresários bem sucedidos nos mostram que manter nossos clientes custa bem menos do que encontrar novos, pois certas práticas afastam os clientes e com isso uma empresa gasta tempo e dinheiro para encontrar novos, quando não sabe onde está exatamente o motivo da perda.


Pesquisas de satisfação do cliente podem se tornar ferramentas essenciais para melhorar seu negócio e garantir que seus clientes sejam felizes e leais.



UMA MARCA FORTE


De acordo com estudos, clientes satisfeitos consomem com mais frequência do produto ofertado e se tornam leais à determinada marca. Além disso, eles fazem recomendações entre seus contatos, como um processo de indicação informal.


Se tratando de mídias sociais, o mercado já está saturado de marcas e propagandas, em todo lugar, e a todo o momento. Nesse caso, uma indicação fará toda a diferença e você não vai pagar mais nada por isso. Por outro lado, um comentário negativo postado em uma rede social pode ser visto por milhares de clientes em potencial. O trabalho despendido para reparar ou combater comentários negativos pode custar muito caro.

Por esses motivos, realizar uma pesquisa de satisfação, diretamente com o consumidor do seu produto, é de extrema importância.

Como fazer?

A primeira etapa para uma boa pesquisa é saber qual o objetivo dela, estabelecer metas e ter um bom processo para analisar os resultados. Ter relatórios detalhados facilita esse processo na hora da análise. Elabore perguntas assertivas e tenha um questionário com o máximo de detalhes possível, junto com uma área para comentários.


Além da pesquisa, é importante manter o cliente atualizado sobre as novidades, utilizando uma pesquisa de acompanhamento para entender se as mudanças aplicadas funcionaram. E você poderá comparar esses resultados com os resultados anteriores.

É dessa forma que você vai fortalecer sua marca diante do mercado, agindo diretamente no problema, criando soluções assertivas, monitorando a satisfação do seu cliente e mantendo sua equipe atualizada.



MANTENHA ESSE PROCESSO PESSOAL

 
Em algumas empresas, um cliente insatisfeito é contatado pessoalmente em um esforço para resolver qualquer problema. Pode-se oferecer um desconto ou algum tipo de bônus, a fim de manter seus negócios. Mas, se a opinião do cliente resultou em ações de melhoria na empresa, você pode informar o cliente insatisfeito sobre as mudanças relacionadas às suas respostas.


Esses contatos pessoais permitem que os clientes saibam que suas opiniões são valiosas e levadas a sério. É importante permitir que seu cliente saiba que você está trabalhando para melhor atendê-lo, se esforçando para trazer melhorias e também agradecer a ajuda deles.

E aí, como você está monitorando a satisfação do seu consumidor?

Qualifiquei, é uma plataforma de Gestão de Feedback Multicanal  especializada em restaurantes coorporativos. Através de pesquisas de satisfação multicanal, cardápio digital e reservas, contribuímos com a satisfação dos consumidores e aumento da qualidade dos serviços de nossos clientes.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTERE receba por e-mail conteúdos sobre a área de compras