Avaliação de fornecedores no mercado de Food Services

Avaliação de fornecedores no mercado de Food Services

Nesse artigo, abordamos a importância da avaliação de fornecedores no mercado de Food Service.

O mercado de Food Service, como é chamado o setor de alimentação fora do lar, representa 2,7% do Produto Interno Bruto nacional e movimentou, em 2019, R$ 184 bilhões. Na última década apresentou um crescimento de 85%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA).

A pesquisa Brasil Food Trends 2020, aponta que a preferência é dada para os restaurantes por quilo (27%), seguido de lanchonetes e redes de fast food (19%), restaurantes à la carte (18%), padaria (18%) e bares (11%); além de outros segmentos de relevância como as Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) que podem ser terceirizadas ou auto gestão.

O número de fornecedores para o mercado Food Service acompanha esse crescimento do setor, oferecendo cada vez mais opções que vão ao encontro das necessidades específicas de cada nicho.

A escolha do fornecedor

A escolha de fornecedores deve ser criteriosa e embasada não somente em preços competitivos, mas também em outros aspectos não menos importantes, como: idoneidade, cumprimento de prazo de entrega, abertura para parcerias de mútua satisfação, qualidade da matéria prima, obediência quanto à especificação do produto, custo x benefício aumentando produtividade, rendimento e reduzindo desperdício.

Além do mais cabe ao comprador se atentar a detalhes que vão interferir na compra e consequentemente no produto final. O profissional deve verificar a sazonalidade do produto, optar por produtores locais que impactará na logística e preço final, participar de feiras do setor e acompanhar novas tendências, abrir espaço para fornecedores fazerem demonstração de produtos, estar “antenado” em tecnologia como aplicativos que auxiliarão na avaliação dos fornecedores para que haja um feedback e melhorias contínuas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ferramentas para Avaliação de Fornecedores

Há startups como a Qualifiquei que auxilia empresas de Food Service na avaliação constante de seus fornecedores. Através de seu aplicativo é possível realizar a conferência qualitativa e avaliar as entregas realizadas em todas as unidades operacionais, provendo informações em tempo real sobre a atuação de todos os fornecedores. Com critérios de avaliação parametrizáveis, é possível obter informações estratégicas sobre a atuação de cada fornecedor, compilando informações sobre a qualidade dos produtos fornecidos, atendimento, pontualidade e limpeza. Além de gerar um ranking dos melhores e piores fornecedores, o sistema permite a melhoria em processos entre unidades e central administrativa.

O mercado Food Service atualmente busca por fornecedores que atendam às tendências deste segmento como: refeições exclusivas com identidade própria, alimentos saudáveis e sustentáveis, culinária étnica e regional, preconizam por alimentos que sejam produzidos no próprio local com o conceito “DIY” (faça você mesmo), facilidade de compras online, utilização de tecnologia como tablets e cardápios digitais, embalagens eficientes e sustentáveis, programas de fidelidade, opções veganas, vegetarianas e naturais entre outros aspectos que cada vez mais aumentarão a demanda de fornecedores mais específicos para atender este mercado.

Elaborado por Fernanda Stinchi – Fundadora da Fernanda Stinchi Consultoria em Negócios de Alimentação e da Foco & Saber Cursos e Treinamentos, Nutricionista, Gastrônoma e Coach, há 15 anos trabalha com projeção e desenvolvimento de novos negócios e implementação de sistemas qualidade, desenvolvimento de produtos e fornecedores estratégicos para Food Service e Varejo.

Agora que você terminou de ler o artigo, te convido a conhecer a Qualifiquei – Gestão da Performance de Fornecedores, que monitora a performance de fornecedores realizando a conferência das entregas de forma ágil e prática.

Se o artigo foi útil pra você, não deixe de curtir e compartilhar 👍

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTERE receba por e-mail conteúdos sobre a área de compras
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTERE receba por e-mail conteúdos sobre a área de compras
Menu