Vida de vendedor não é fácil. E é por isso que existem várias ferramentas que tornam o dia a dia do vendedor muito mais simples. Uma dessas ferramentas de vendas presentes no dia a dia do vendedor é o CRM. Afinal, você sabe o que é um CRM? Sabe como ele pode ajudar a tornar o dia a dia do vendedor mais eficiente? Nesse artigo vamos falar e responder não só essas perguntas, como várias outras. Acompanhe!

O que é um CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management que com a tradução livre fica Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele é um software, que como o próprio nome revela, a função dele é ajudar as empresas a gerenciarem melhor a forma como se relacionam com o cliente. 

A Salesforce, uma empresa que oferece não só o CRM, como outras soluções principalmente para grandes empresas, define que o CRM vai além das vendas: “é uma Gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.”

Como a Salesforce disse, um CRM ajuda as empresas não só com vendas e atendimento, mas também com a parte de marketing, alguns inclusive tendo soluções de email marketing integradas de forma nativa.

Porque eu devo usar um CRM na minha empresa?

O CRM, assim como o Qualifiquei Leads, torna a vida do vendedor mais organizada e eficiente. Ele substitui a planilha que era usada para guardar informações dos clientes por uma plataforma intuitiva com tudo o que você sabe sobre os clientes em um só lugar.

Por meio de um CRM é possível, por exemplo, adicionar notas de o que foi combinado com o cliente na última reunião e criar uma tarefa de retornar o contato com o cliente na próxima semana.

Como é um CRM por dentro?

Se você nunca viu como é um CRM, vamos te ajudar. Aqui está algumas imagens que mostram o CRM por dentro:

Imagem do CRM PipeRun

Essa primeira imagem mostra uma das principais telas de um CRM, que é a tela onde você consegue ver facilmente em qual jornada cada cliente está. Vale dizer que a maior parte dos softwares permitem que você arraste um cliente de uma etapa para outra facilmente. 

Como você pode ver, é possível colocar até mesmo o valor da proposta enviada ao cliente e, inclusive, ver a pessoa responsável pelo acompanhamento do mesmo.

Imagem do Agendor CRM

Bom, já essa outra imagem mostra como é a tela de um calendário em um CRM. Como pode ver, ele mostra de forma muito intuitiva quais tarefas você tem para cada dia.

Os 5 melhores CRM para a sua empresa

1. Piperun

O Piperun se apresenta como uma plataforma de aceleração de vendas e contém várias integrações com outras ferramentas. Um dos destaques do Piperun é o chamado “Piperun Max” que é um CRM para WhatsApp, Linkedin e Gmail.

Outro ponto bem interessante é que eles disponibilizam um aplicativo para celular pros vendedores. 

2. Pipedrive

O Pipedrive foi fundado em 2010 na Estónia e até o ano de 2019 recebeu mais de US$91,2 milhões de investidores de venture capital. A empresa tem escritório em mais de 8 países e mais de 100.000 usuários e é utilizado por mais de 100.000 empresas em 175 países.

Assim como a Piperun, ela também tem uma ferramenta de email marketing e oferece integração com mais de 250 serviços. 

3. RD Station

O RD Station é o principal software de “business performance” do mercado brasileiro. Ele é usado principalmente por pequenos negócios. No ano passado o RD Station foi comprado pela Totvs – a maior empresa de software de gestão brasileira que é inclusive listada na bolsa de valores – por quase R$2 bilhões.

Um dos recursos do RD Station é a extensão “WhatStation”, que permite o vendedor gerenciar as negociações no CRM sem sair do WhatsApp Web garantindo mais agilidade no atendimento e consequentemente aumentando a produtividade.

Vale dizer que o RD Station também oferece uma plataforma de email marketing integrada de forma nativa ao CRM, sendo possível enviar email aos contatos de forma simples. 

4. Nectar CRM

O Nectar CRM se apresenta como “o CRM que simplifica vendas complexas”. Ele é um SAAS brasileiro da cidade de Goiânia e usado por mais de 40 mil vendedores brasileiros. À primeira vista, o que chama a atenção é a interface agradável, mas como a própria empresa deixa claro, é muito mais do que um CRM bonitinho.

A ferramenta entrega de forma clara os indicadores de cada vendedor e é possível até mesmo criar relatórios de vendas e Dashboards para cada operação da empresa. 

5. Pipefy

E para finalizar a nossa lista de melhores CRM para a sua empresa, vamos falar do Pipefy. O interessante do Pipefy é que ele tem 3 softwares dentro de 1. Automação de workflow, BPM e gestão de processo, tudo em um só lugar.

E o quesito em que ele se destaca são as automações. É possível criar uma automação, sem conhecimento técnico, para que quando um lead entrar em um nível do funil de vendas, que seja enviado um email, por exemplo.

O Pipefy pode ser uma boa alternativa ao Trello, também. Com ele é possível criar um quadro de tarefas de forma bem semelhante ao aplicativo australiano. 

Conclusão

Escolher o CRM ideal para a sua empresa não é fácil. Uma boa opção caso você seja um pequeno negócio e esteja com a grana curta, é o RD Station que oferece um plano gratuito e um pago, mas sem a obrigação de pagar por uma enorme quantidade de usuários.

BÔNUS: @Vendedor, aqui vai uma ferramenta extra que pode ajudar no seu dia a dia.

Se você faz prospecções frias e fica preenchendo planilhas com informações de contatos dos prospects, precisa conhecer o Qualifiquei Leads. Com a nossa extensão do Google Maps você consegue mais de 100 leads em poucos minutos, que vão direto para a sua planilha com todas as informações preenchidas, sem ter que teclar nada.

Ficou curioso? Teste já a nossa ferramenta sem colocar o cartão de crédito. Clique aqui