Se você está fazendo lista de contabilidades para prospecção com objetivo de ofertar seus produtos e serviços, está no lugar certo. É muito comum vendedores e empreendedores procurarem por lista de empresas por segmento para seu processo de prospecção. Esse texto é um guia de como montar uma lista de contabilidades para gerar mais resultados em vendas, de forma prática e rápida.

Querida contabilidade, eu quero vender para você 😍

Só pelo fato de você ter decidido vender para contabilidade, está na frente de quem ainda está atirando para todos os lados.

Decidir o perfil de cliente ideal e segmento a ser prospectado é uma ótima maneira de se especializar na resolução dos problemas específicos do público.

Sabemos que no Brasil o segmento de contabilidade é enorme, com muitas oportunidades e diversos problemas para serem resolvidos.

Quais são as oportunidades no segmento de Contabilidades na era digital?

Mas antes, gostaria de falar sobre as oportunidades no segmento. Por ser um mercado extremamente grande e tradicional, há uma imensa lista de serviços e produtos que sua empresa pode oferecer para o segmento.


As contabilidades possuem muitas responsabilidades no seu core business, tendo que manter seus clientes sempre com as obrigações contábeis e fiscais em dia, sobra espaço para profissionais independentes e empresas que ofertam serviços nas demais áreas da contabilidade, que são tão importantes para a evolução do negócio.

Para facilitar, veja abaixo uma lista com grandes oportunidades no segmento para você sair com tudo e montar logo a sua lista de contabilidades para prospecção:

  • Gestão de redes sociais, criação de artes para redes sociais e endomarketing
  • Criação e desenvolvimento de sites e landing pages
  • Gestão de tráfego pago e geração de demanda, resultando em mais vendas
  • Venda de softwares de gestão, como ERPs / sistemas contábeis e de cálculo de folha de pagamento
  • Parcerias para revenda de softwares para os clientes
  • Gestão e digitalização de documentos

Essa lista vai além, e tem oportunidade pra todo mundo. Agora que já listamos algumas das oportunidades para esse segmento, vamos aos detalhes de como prospectar contabilidades.

O que devo fazer se a contabilidade não tem muitas informações online?

Por incrível que pareça, é muito comum que empresas ainda não tenham uma presença digital. Mas na era digital, isso é uma baita oportunidade, principalmente para profissionais de marketing, como agências, gestores de tráfego e social média.


Se a contabilidade não tem uma presença digital forte, você e seu time de inteligência comercial terão que coletar o máximo de informações disponíveis dentro do possível, não há milagres.


O primeiro passo a ser feito é criar uma estratégia de abordagem, seja ela por telefone, e-mail ou redes sociais.
Portanto, é necessário estruturar o seu processo comercial com base nos hábitos e costumes do seu público alvo.

Por exemplo, é interessante ter as respostas para essas perguntas:

  • Qual é o canal de comunicação mais usado no segmento de contabilidade?
  • Em quais redes sociais eles estão mais presentes?
  • Normalmente quem é o decisor para o tipo de produto ou serviço que você vende?

Como qualificar a contabilidade para o seu funil de vendas?

Para qualificar a contabilidade você precisará coletar todas as informações necessárias, sejam elas online ou através de ligações e e-mails. Isso vai depender do tipo de produto e serviço oferecido. 
Esse filtro pode acontecer inclusive utilizando de fatores internos da empresa, como número de funcionários, clientes, filiais e até mesmo de sistemas utilizados. 

No tópico abaixo, te mostro como pode ser mais fácil esse processo.

Como economizar tempo na montagem da lista de contabilidades para prospecção?

Um dos desafios é o tempo necessário para construir a lista de prospecção com as informações necessárias para o seu processo comercial. Isso sem dúvidas é uma das etapas mais importantes e mais trabalhosas.

Você deve estar se perguntando: Mas afinal, como montar lista de contabilidades para prospecção?


Como a contabilidade é um negócio local, que em sua maioria tem um espaço físico, normalmente possuem um cadastro no Google Meu Negócio.


Por sorte, existem ferramentas como a Qualifiquei Leads que otimizam seu tempo na montagem das listas a partir do Google Maps, coletando informações como e-mail, telefones e nome do decisor em apenas alguns cliques. Com mais agilidade e eficiência, otimiza o tempo do seu time que pode investir mais em vender, que o que gera resultado.


Se você quiser se aprofundar em como montar lista de contabilidades para prospecção, pode olhar esse tutorial onde falamos nos detalhes como funciona a ferramenta: https://qualifiquei.com.br/blog/guia-como-exportar-leads-do-google-maps-e-alavancar-seus-resultados/

Até a próxima e boas vendas!